Após dois anos, enfim Xanadu!

23 de outubro de 2023 2 Por Nikorasuuuu

Quando eu comecei a fansub em 2021, um dos primeiros animes em que apresentei interesse em legendar foi um OVA meio esquisito de 1987, baseado em um jogo que aparentemente tinha tido muito sucesso. O nome desse OVA era Xanadu Dragonslayer Densetsu.

Infelizmente, naquela época eu tinha dois problemas. O primeiro era a falta da experiência que eu tenho hoje.
O segundo é que os materiais que eu tinha pra trabalhar eram horríveis. A única tradução disponível era uma terrível em inglês que (até onde eu me lembro) era derivada de outra legenda chinesa. Além disso, todas as raws que não eram um upscale sofriam de diversos problemas terríveis.

Na época, eu tentei fazer o possível, com um membro do Discord (que eu infelizmente não me lembro mais quem foi) até me ajudando tentando traduzir a tal legenda em inglês. Infelizmente, nada iria adiantar muito naquele momento, e a ideia de traduzir o projeto foi descartada naquele momento. Eu cheguei a reacender a ideia de traduzir o OVA em uma das minhas antigas discussões com os membros das fansubs Proxy e Gekigá, mas não tive mais muito trabalho no OVA desde então.

Até mais ou menos umas semanas atrás. Um conhecido meu, da comunidade de fansubs gringas, fez o upload de uma nova captura do VHS. O que era maravilhoso, já que esse VHS é praticamente impossível de se encontrar por um preço decente. Naquele momento, eu já considerei pegar o projeto de novo, mas se havia alguma dúvida, essa dúvida foi eliminada completamente que o meu amigo Marty, da fansub LonelyChaser, apareceu pra me convidar pra legendar o OVA em inglês (Marty faz outras partes da fansub, a parte da tradução normalmente é deixada para outros membros). Como eu já tinha alguma experiência (vide Hanoka que foi meu último lançamento), decidi aceitar o desafio.

Passei mais ou menos uma semana e meia trabalhando direto na tradução em inglês, e também em uma nova em português – ambas completamente feitas do zero a partir da dublagem japonesa original. E agora posso confirmar, é uma grande satisfação descarregar um projeto que ficou por tanto tempo esperando seu momento de brilhar. O OVA em si, pelo menos no meu ver, não é graaaande coisa – é aceitável, tem uns momentozinhos legais, mas mais vale pela ótima trilha sonora (composição de Seiji Yokoyama, famoso por Saint Seiya) e por alguns trechos de animação muito boa. É verdade, o anime tá até listado no SakugaBooru.

Infelizmente, tive alguns problemas no final com a parceria. A LonelyChaser precisou cair fora, e no final minha tradução em inglês foi meio que descartada. Mas não tem problemas. O anime ainda estará disponível com legendas em português, e para compensar, decidi experimentar fazer o upload no Youtube. Espero que sintam a mesma satisfação que eu senti ao ver isso concluído ao assistirem o anime.