Baby☆LOVE – VHSRip Legendado

Baby☆LOVE – VHSRip Legendado

26 de fevereiro de 2022 1 Por Nikorasuuuu

Depois de alguns meses trabalhando nisso, finalmente apresento a vocês o OVA de Baby☆LOVE, agora com uma raw de VHS completamente nova e uma tradução completamente refeita do japonês!

Ah, também consegui uma scan nova da capa do VHS, em HD. A arte da Ayumi grita demais “shoujo antigo”.

Como tenho vários detalhes para contar sobre como o projeto foi feito, vamos por partes.

Primeiramente, a raw. Até um tempo atrás, a única versão disponível do anime em toda a internet era uma versão de uma fansub chamada Fivestar, feita em 2004. Infelizmente, essa versão era terrível em questão de qualidade de vídeo, e também era uma hardsub, impossibilitando de eu ter uma raw completamente limpa. Mas graças aos incríveis esforços do meu amigo de Portugal, blindrezo, conseguimos comprar um VHS usado no Yahoo Auctions por um preço baratíssimo, e ele pode enviar para seu amigo no Japão para que a fita fosse capturada com o seu aparelho. O blind depois disso também ajudou com o encode do vídeo. Existem diversas cópias do VHS a venda, mas a produção em si do anime foi consideravelmente limitada, já que o OVA foi lançado como um promocional do mangá, que estava sendo lançado na mesma época. O OVA cobre aproximadamente 2 volumes dos 9.

Segundo, a tradução. Infelizmente, a tradução da Fivestar não era boa… Você consegue perceber quando uma legenda não envelheceu bem. Segundo informações presentes na própria legenda deles, a tradução foi feita a partir do coreano (o que eu pessoalmente acho estranho, porque o anime não é em japonês? Que sentido faz?). A legenda tinha diversos erros, e aparentemente também algumas piadas…? Não sei, aquela legenda era bizarra. Sem falar que a fonte era AZUL, o que complicou até pra fazer o OCR dela. Sendo assim, com a ajuda do Tekos, conseguimos uma tradução feita completamente do zero, agora livre desses problemas. E softsub também!

Estou bem feliz de poder estar trazendo esse projeto. Foi divertido trabalhar com algo novo desse jeito, e se possível, quero fazer isso mais vezes! Deixarei os links no Nyaa, Terabox e Google Drive como sempre.

Ah, e uma trivia (esqueci a palavra em português) engraçada: Alguns de vocês talvez conheçam uma fansub americana bem famosa chamada Orphan. Eles também legendaram, e foi o mesmo VHS! Curiosamente, o amigo de blindrezo, que ajudou com a compra e captura da fita, é também o membro da Orphan que traz as raws. Por isso, acabaram saindo duas versões diferentes do OVA: a da Orphan, encodada pelo Intrepid (esse é o nome dele) e com uma legenda arrumada e re-trabalhada da Fivestar, e a da Masterpiece, encodada pelo blindrezo e com uma legenda feita do zero.

(Finalmente estou livre! Agora posso trabalhar nos meus outros animes e terminar Akagi em paz.)